quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Unhas: como mantê-las fortes e bonitas

Engana-se quem pensa que o trato das unhas é um hábito secundário. A beleza e limpeza delas é fundamental para a sua saúde e para a sua aparência. Para isto, basta mantê-las cortadas e limpas, se você não tem paciência ou tempo para ir ao salão. Mesmo em casa é possível tratar as unhas para tê-las sempre fortes e bonitas.

Há quem tenha o hábito de roer unhas, o que as deixa fracas, além de tornar as mãos feias. Esta é uma das principais causas para seu enfraquecimento. Mas, mesmo quem não tem esse vício, pode ter unhas fracas que lascam e quebram com facilidade. Esse problema pode ser resultado de má alimentação ou do uso de produtos de limpeza.

Mãos de fada

Para se ter mãos de fada, é preciso seguir certas regras e dominar a vontade incontrolável de levar a mão à boca. O primeiro passo é cuidar da alimentação. Uma dieta rica em proteínas e cálcio ajuda muito.

Formadas por uma proteína chamada queratina, as unhas podem ser indicadores de problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiência de cálcio. Elas crescem, em média, 0,1 mm por dia, e seu tamanho, cor e textura podem ser afetados pela falta de vitaminas. Quando há deficiência de cálcio, por exemplo, as unhas ficam logo fracas e quebradiças.

O uso de detergentes e produtos de limpeza em geral agride as unhas. Mas se é necessário botar a mão na massa para fazer a limpeza, use luvas protetores que podem ser encontradas em supermercados. Também são facilmente encontrados no mercado detergentes neutros e produtos de limpeza antialérgicos, que não agridem a pele e a unha.

Evite as doenças

Mesmo quem tem cuidado com as unhas, deve redobrá-los quando for à manicure. Todos os instrumentos devem ser esterilizados para evitar a contaminação. De preferência, leve seu próprio material. Várias doenças e infecções, que vão de simples micoses até a hepatite C, que é transmitida através do sangue contaminado, são transmitidas por alicates e tesouras sujas.

A cutícula é uma proteção natural que impede a proliferação de fungos nas unhas, por isso a sua retirada não é recomendada por dermatologistas. Uma solução aconselhada pelos médicos é amolecer a cutícula com um creme e empurrá-la com uma espátula. Mas quase ninguém segue essa regra. Para quem não resiste em cortá-la, deve exigir maior cuidado da manicure.

O uso de acetona também não é recomendado porque é muito agressiva e ajuda a enfraquecer a unha. O melhor é usar removedores à base de óleo. Fazer uma pintura seguida da outra também não é bom. A unha precisa respirar e deve ficar alguns dias sem esmalte até a próxima ida à manicure.

O poder das cores

Esmaltes, hoje em dia existem para todos os gostos. Da mais clara à mais escura, há de tudo quando o assunto é a cor do esmalte. Hoje há até quem use nas unhas cores como azul, verde e preto. É claro que essas mais ousadas se aplicam às mais jovens, de preferência àquela que seguem uma determinada “tribo”.

As tendências variam a cada ano e de acordo com as estações, mas não são regra. Quem gostar de usar unhas vermelhas o ano inteiro, por exemplo, pode fazê-lo. Geralmente as cores claras são mais usadas no verão. Tons como chocolate, vinho e vermelho, já se adequam ao inverno.

Há quem goste da tradicional unha francesinha, aquela em que a pontinha é branca para dar a impressão de que a unha é mais longa. Desenhos de flores e carinhas coloridas dão um aspecto jovial, mas são indicadas apenas para crianças e adolescentes.

Dicas

- Alimentação – para garantir unhas fortes e bonitas é necessário fazer uma dieta equilibrada com os nutrientes necessários. O cálcio fortalece e para conseguir boas doses diárias abuse de leite e seus derivados, peixes e frutos do mar. O ferro também é importante e pode ser encontrado em folhas escuras, nas frutas vermelhas e no fígado de boi.

- Esmaltes – nunca use esmaltes de procedência duvidosa. Existem excelentes marcas no mercado que não custam mais de R$ 2 e já contêm cálcio em sua fórmula. Exija a qualidade dos esmaltes até mesmo quando for à manicure. E não se esqueça de observar a validade.

- Cremes – cremes para mãos à base de queratina, vitamina A, silicone e filtro solar são ideais para ajudar no fortalecimento das unhas. Devem ser aplicados diariamente nas mãos limpas e, de quebra, você ainda evita o ressecamento e as manchas provocadas pelo sol.

- Alicates – para evitar a contaminação da unha, o alicate deve ser de uso exclusivo da pessoa e esterilizado. Uma dica fácil e barata para acabar com as bactérias é borrifar vinagre branco e, em seguida, água oxigenada. A mistura dos dois produtos causa uma reação química que esteriliza o objeto. Em seguida, enxágüe em água corrente, seque com uma toalha de papel limpa e guarde-o em um pedaço de papel alumínio. Faça isso todas as vezes em que for usá-lo.

- Unhas postiças – para quem não consegue parar de roer unhas, as unhas postiças compostas são uma saída para que as mãos não fiquem tão feias. E, pelo menos, durante o período em que estiver com elas, você evita de ficar mordendo e roendo.

- Luvas – quando for usar produtos de limpeza, adote o uso das luvas emborrachas. Elas evitam contato direto com os componentes químicos destes produtos, que enfraquecem as unhas e podem causar alergias.

- Cutículas – não deixe a manicure retirar demais a cutícula. Ela tem função de proteger as unhas contra micoses e inflamações.

- Cantos – não arredonde os cantos das unhas, pois isto faz com que encravem com mais facilidade.

Nenhum comentário: