quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Unhas: como mantê-las fortes e bonitas

Engana-se quem pensa que o trato das unhas é um hábito secundário. A beleza e limpeza delas é fundamental para a sua saúde e para a sua aparência. Para isto, basta mantê-las cortadas e limpas, se você não tem paciência ou tempo para ir ao salão. Mesmo em casa é possível tratar as unhas para tê-las sempre fortes e bonitas.

Há quem tenha o hábito de roer unhas, o que as deixa fracas, além de tornar as mãos feias. Esta é uma das principais causas para seu enfraquecimento. Mas, mesmo quem não tem esse vício, pode ter unhas fracas que lascam e quebram com facilidade. Esse problema pode ser resultado de má alimentação ou do uso de produtos de limpeza.

Mãos de fada

Para se ter mãos de fada, é preciso seguir certas regras e dominar a vontade incontrolável de levar a mão à boca. O primeiro passo é cuidar da alimentação. Uma dieta rica em proteínas e cálcio ajuda muito.

Formadas por uma proteína chamada queratina, as unhas podem ser indicadores de problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiência de cálcio. Elas crescem, em média, 0,1 mm por dia, e seu tamanho, cor e textura podem ser afetados pela falta de vitaminas. Quando há deficiência de cálcio, por exemplo, as unhas ficam logo fracas e quebradiças.

O uso de detergentes e produtos de limpeza em geral agride as unhas. Mas se é necessário botar a mão na massa para fazer a limpeza, use luvas protetores que podem ser encontradas em supermercados. Também são facilmente encontrados no mercado detergentes neutros e produtos de limpeza antialérgicos, que não agridem a pele e a unha.

Evite as doenças

Mesmo quem tem cuidado com as unhas, deve redobrá-los quando for à manicure. Todos os instrumentos devem ser esterilizados para evitar a contaminação. De preferência, leve seu próprio material. Várias doenças e infecções, que vão de simples micoses até a hepatite C, que é transmitida através do sangue contaminado, são transmitidas por alicates e tesouras sujas.

A cutícula é uma proteção natural que impede a proliferação de fungos nas unhas, por isso a sua retirada não é recomendada por dermatologistas. Uma solução aconselhada pelos médicos é amolecer a cutícula com um creme e empurrá-la com uma espátula. Mas quase ninguém segue essa regra. Para quem não resiste em cortá-la, deve exigir maior cuidado da manicure.

O uso de acetona também não é recomendado porque é muito agressiva e ajuda a enfraquecer a unha. O melhor é usar removedores à base de óleo. Fazer uma pintura seguida da outra também não é bom. A unha precisa respirar e deve ficar alguns dias sem esmalte até a próxima ida à manicure.

O poder das cores

Esmaltes, hoje em dia existem para todos os gostos. Da mais clara à mais escura, há de tudo quando o assunto é a cor do esmalte. Hoje há até quem use nas unhas cores como azul, verde e preto. É claro que essas mais ousadas se aplicam às mais jovens, de preferência àquela que seguem uma determinada “tribo”.

As tendências variam a cada ano e de acordo com as estações, mas não são regra. Quem gostar de usar unhas vermelhas o ano inteiro, por exemplo, pode fazê-lo. Geralmente as cores claras são mais usadas no verão. Tons como chocolate, vinho e vermelho, já se adequam ao inverno.

Há quem goste da tradicional unha francesinha, aquela em que a pontinha é branca para dar a impressão de que a unha é mais longa. Desenhos de flores e carinhas coloridas dão um aspecto jovial, mas são indicadas apenas para crianças e adolescentes.

Dicas

- Alimentação – para garantir unhas fortes e bonitas é necessário fazer uma dieta equilibrada com os nutrientes necessários. O cálcio fortalece e para conseguir boas doses diárias abuse de leite e seus derivados, peixes e frutos do mar. O ferro também é importante e pode ser encontrado em folhas escuras, nas frutas vermelhas e no fígado de boi.

- Esmaltes – nunca use esmaltes de procedência duvidosa. Existem excelentes marcas no mercado que não custam mais de R$ 2 e já contêm cálcio em sua fórmula. Exija a qualidade dos esmaltes até mesmo quando for à manicure. E não se esqueça de observar a validade.

- Cremes – cremes para mãos à base de queratina, vitamina A, silicone e filtro solar são ideais para ajudar no fortalecimento das unhas. Devem ser aplicados diariamente nas mãos limpas e, de quebra, você ainda evita o ressecamento e as manchas provocadas pelo sol.

- Alicates – para evitar a contaminação da unha, o alicate deve ser de uso exclusivo da pessoa e esterilizado. Uma dica fácil e barata para acabar com as bactérias é borrifar vinagre branco e, em seguida, água oxigenada. A mistura dos dois produtos causa uma reação química que esteriliza o objeto. Em seguida, enxágüe em água corrente, seque com uma toalha de papel limpa e guarde-o em um pedaço de papel alumínio. Faça isso todas as vezes em que for usá-lo.

- Unhas postiças – para quem não consegue parar de roer unhas, as unhas postiças compostas são uma saída para que as mãos não fiquem tão feias. E, pelo menos, durante o período em que estiver com elas, você evita de ficar mordendo e roendo.

- Luvas – quando for usar produtos de limpeza, adote o uso das luvas emborrachas. Elas evitam contato direto com os componentes químicos destes produtos, que enfraquecem as unhas e podem causar alergias.

- Cutículas – não deixe a manicure retirar demais a cutícula. Ela tem função de proteger as unhas contra micoses e inflamações.

- Cantos – não arredonde os cantos das unhas, pois isto faz com que encravem com mais facilidade.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A vez da linhaça! Parte 3

Menos badalado do que a soja, mas igualmente nobre, este grão faz maravilhas para sua saúde e ajuda a prevenir até câncer de mama.

Aviso às iniciantes: Aprenda a usar a linhaça.
A semente de linhaça precisa ser moída (no liquidificador ou no moedor de café). Como é muito pequena e sua casca é espessa, fica difícil rompê-la durante a mastigação para aproveitar seus nutrientes. A dose diária varia dependendo da orientação médica. A sugerida pela dra. Lilian Thompson é de 25 g (cerca de duas colheres de sopa).

O óleo comestível de linhaça prensado a frio pode ser usado para temperar a salada de sua preferência. Os médicos indicam duas colheres de sopa diárias.

Embora tanto o óleo quanto a semente de linhaça sejam fontes de ômega, o dr. Dirceu Pereira dá preferência ao consumo das sementes por também serem ricas em fibras (seu intestino agradece) e em fitoesteróides.

Vitamina matinal: deixe duas colheres (sopa) de sementes de linhaça de molho na noite anterior junto com duas tâmaras ou ameixas em um copo de água. De manhã, acrescente mais um copo de água e bata no liquidificador. Em seguida, adicione uma banana e uma pitada de canela e bata novamente. Não há constipação intestinal que resista!

A farinha também pode ser adicionada ao prato de salada ou à porção de arroz na hora de comer. Atenção: se for colocada antes, costuma melar a comida.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A vez da linhaça! Parte 2

Menos badalado do que a soja, mas igualmente nobre, este grão faz maravilhas para sua saúde e ajuda a prevenir até câncer de mama.

Vitamina Turbinada
A apresentadora Xuxa, 38 anos, há dois anos toma no café da manhã uma vitamina de linhaça: "Misturo duas colheres (sopa) de sementes moídas em um copo de diet shake batido com água", descreve a cozinheira Maria Ferreira. A receita é do clínico geral e homeopata carioca Márcio Bontempo, que é também especialista em Nutrição Natural.

"Por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, a semente de linhaça também funciona como uma reposição hormonal natural", explica o médico. Ela atua de forma parecida à da soja, que possui a isoflavona, outro fitoesteróide que imita o hormônio feminino. A Universidade de Monash, na Austrália, comprovou essa característica numa pesquisa com pacientes que consumiram um complemento diário de farinha de linhaça. O resultado foi inequívoco: diminuição dos sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça e insônia, em 80% das mulheres. Houve ainda redução no colesterol e no peso.

Por todas essas razões, a linhaça está conquistando espaço entre os chamados alimentos funcionais, aqueles que, além dos nutrientes clássicos, contêm elementos capazes de prevenir doenças. Para regularizar o intestino, a atriz Claudia Alencar, 50 anos, incorporou a semente (rica em fibras) em sua alimentação por recomendação do nutricionista carioca João Curvo. "Coloco uma colher (sopa) de sementes de molho em um copo de água à noite e, no outro dia pela manhã, bebo a água com as sementes."

Benefícios, pelo visto, não faltam a essa planta de origem asiática, cujo cultivo é milenar. Isso mesmo. Sementes de linhaça foram achadas em tumbas egípcias. Na Idade Média, elas chegaram a ser usadas como amuleto contra a feitiçaria. Atualmente, seus poderes vêm sendo cada vez mais divulgados e - pode apostar - em breve se tornará um grão tão popular quanto a soja.

domingo, 7 de setembro de 2008

A vez da linhaça! Parte 1

Menos badalado do que a soja, mas igualmente nobre, este grão faz maravilhas para sua saúde e ajuda a prevenir até câncer de mama.

Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos. Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas.

Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%. "Os ômega ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular", esclarece Marco Ortis, clínico geral e nutricionista de Vitória.

"Ácidos graxos essenciais, como os ômega, estimulam a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual", afirma Barbara Wren, nutricionista do College of Natural Nutrition de Devon, na Inglaterra.

Mas não é só isso. Segundo estudos realizados pela professora canadense de Ciências de Nutrição Lilian Thompson, a semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. "Além de ser fonte de ômega, a semente tem componentes ricos em fitoesteróides (as lignanas), substâncias que imitam a ação do estrógeno", explica Dirceu Pereira, diretor médico da Profert - Reprodução Humana, de São Paulo. No entanto, os hormônios de origem vegetal são bem mais fracos e praticamente não têm efeito negativo sobre as células do tecido mamário. Eles conseguem enganar os receptores do estrógeno, bloqueando sua ação.


sábado, 6 de setembro de 2008

Unhas: uma questão de estilo...e higiene!

As mãos são o nosso cartão de visitas. Portanto, cuidar bem delas é uma obrigação de quem se preocupa com sua beleza e saúde. E não pense que isso é coisa apenas para mulheres. Os homens também devem se preocupar com a higiene e a estética de suas mãos.

Então, quando falamos de mãos, logo nos vem à mente o nosso enfoque: as unhas. As unhas são feitas de uma proteína chamada queratina e as substâncias que ajudam o corpo a fabricá-la vêm das plantas. A propósito, as unhas são feitas do mesmo material que os cascos de cavalo, esporões de pássaros, penas, chifres de boi, garras de urso e até cabelo. Grosseiro, mas verdadeiro.

As unhas crescem como cabelo. Crescem de uma raiz que está no início de suas unhas. Esta é a única parte da unha que está viva. A parte que aparece nos dedos está morta, é por isso que não dói quando as cortamos. Leva em torno de 6 meses para uma unha crescer desde a raiz até cobrir todo o seu dedo.

Possíveis doenças

Como toda e qualquer parte do nosso corpo, as unhas estão sujeitas a doenças, infecções e deformações causadas por alguma deficiência alimentar ou por algum outro problema físico. Veja aqui alguns exemplos:

Unhas Deformadas: Unhas côncavas, em forma de colher, podem ser sinal de deficiência em ferro, o que causa anemia.

Unhas Lascadas, fendidas ou quebradiças: geralmente trabalho pesado, prolongada imersão na água, falta de cuidados ou, algumas vezes, insuficiência de gorduras insaturadas na dieta alimentar resultam em unhas quebradiças. O correto, nesse caso, é utilizar luvas de trabalho ou de borracha.

Espigões: mergulhar as mãos muitas vezes em água pode fazer com que a camada de pele exterior separe da cutícula, dando origem a tiras de pele levantadas e dolorosas, chamadas espigões. Para evita a inflamação, apare a pele morta com uma tesoura para unhas bem afiada e mantenha suas mãos sempre limpas.

Unhas Soltas: A utilização regular de fortificantes de unhas que contêm formaldeído pode fazer com que as unhas se separem da pele, dando passagem aos germes. Este problema pode demorar um pouco para desaparecer; a cura pode vir mais rápido cortando as unhas o mais rente possível e evitando a utilização de todo tipo de fortificantes que contenham formaldeído.

Unhas Negras ou Roxas: manchas escuras por baixo das unhas aparecem, geralmente, com fortes pressões ou pancada. Na maioria dos casos essas manchas acabam desaparecendo. Porém, se a hemorragia for extensa a unha poderá soltar e cair, substituída, depois de algum tempo, por uma nova.

Unhas Pálidas: pode ser um sinal de anemia ou revelar problemas de fígado. As unhas voltarão a ter um aspecto normal, uma vez tratadas.

Pintas Brancas: indicam escassez de zinco ou de vitamina A na dieta alimentar. Tente introduzir em suas refeições mais espinafre, cereais integrais e sementes de gira-sol.

Unha encravada: é um problema comum, mais freqüente nas unhas dos pés, causado pelo corte errado das unhas ou sapatos apertados, fazendo com que a unha se curve para baixo, crescendo para dentro da pele. Poderá ser doloroso e infeccionar. Nesse caso, o mais correto é consultar um especialista: o podólogo.

Dicas

Para manter uma boa aparência das unhas você não precisa necessariamente ir a uma manicure ou algo que valha.

Pode ser por falta de grana ou de tempo, sempre tem uma maneira de dar um "jeitinho" nelas em casa mesmo.Esses são alguns procedimentos que vão lhe ajudar a manter suas unhas bonitas, fortes e saudáveis.

Para fortalecer unhas quebradiças, rachadas e fracas:

1. Coloque 30 g de cravo em 200 ml de óleo de oliva

2. Cozinhe durante 03 horas em banho-maria. Coe.

3. Massageie as unhas com o óleo de cravo durante 10 dias.


Receita de creme para fortalecer as unhas:

· 01 colher de sopa de cavalinha fresca
· 04 colheres de sopa de água
· 01 colher de chá de manteiga de cacau
· 01 colher de chá de lanolina

Modo de preparo:

· Cozinhe a cavalinha na água até ferver. Separadamente, misture a lanolina com a manteiga de cacau em banho-maria, acrescentando a infusão de cavalinha.

· Misture até formar um creme. Aplique o creme e massageie suas unhas. Repita o processo durante 10 dias.

Como pintar as unhas em casa:

1. Retire o esmalte com removedor (nunca com acetona, pois esta resseca as unhas, além de ser proibida).

2. Lixe as unhas com uma lixa de papel (as de metal são muito agressivas) no formato que mais lhe agrade. O melhor é o "quadrado", com as laterais levemente arredondadas. Segundo especialistas, esse formato protege melhor as unhas de impactos que podem danificá-las.

3. Lave bem as mãos, escolha um creme hidratante específico e espalhe bem.

4. Com a parte chata do palito de madeira, empurre suavemente a cutícula e remova apenas o excesso.

5. Passe uma camada de base antes de passar o esmalte. Ela é fundamental para proteger as unhas de possíveis mudanças de tonalidade decorrentes dos esmaltes.

6. Escolha o esmalte de sua preferência, pincele no meio da unha e depois nas laterais (assim fica menos desigual). Remova o excesso com o palito envolto por algodão e acetona.

7. Procure esperar enquanto seca num local sem muito vento. No contrário, podem aparecer bolinhas na pintura de suas unhas.


Conversamos com Vanusa Barbosa, a manicure da Joana. Veja só as dicas e as preferências da Jô:

Cor preferida: esmaltes claros, "branquinhos", para o dia-a-dia. No inverno, cores escuras, tipo vinho ou marrom.

Freqüência com que faz as unhas: uma vez por semana, no "De La Lastra Morumbi".

Cuidados específicos: tratamento para fortalecer. "As unhas da Jô são muito resistentes, ótimas para trabalhar", diz Vanusa.

Dica da Vanusa: "Hidrate sempre suas mãos. Use cremes especiais ou óleos de cravo depois do banho, no trabalho, antes de dormir. Mãos desidratadas são o principal caudador de unhas quebradiças".

Fonte: Saúde e beleza

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Mais jovem só com make! Parte 3

Lábios de mel
A boca é outra região que evidencia os sinais do tempo: costuma ficar mais ressecada, com pequenos sulcos. Eentão, nos cuidados diários, inclua batons com agentes hidratantes. Eexistem versões apenas com efeito condicionador e que podem ser usados a qualquer hora, mesmo sem maquiagem, para tratamento. Llembre-se: a nuance é fator importante para deixar o rosto mais rejuvenescido ou envelhecido. Quanto mais escuro ou de tons fortes, mais pesado será o look. Ppor isso, prefira os claros: rosas (suaves ou queimados), alaranjados ou cor-de-boca. Ppara finalizar, invista num lápis neutro para contornar e garanta um desenho bem mais natural.

Para dar um up no visual, sombra lilás perolado mais blush e batom rosa queimado.

antes de tudo...
... a pele bem tratada é o ponto de partida para quem deseja atenuar as marcas do tempo. Por isso, inclua uma linha completa de produtos anti-sinais no seu arsenal diário. Além de um bom gel de limpeza, um tônico e cosméticos hidratantes, nutritivos e com formulação firmadora, podem trabalhar contra as temidas rugas e linhas de expressão. Na hora de comprar os creminhos e os itens de maquiagem indispensáveis à sua nécessaire, opte por aqueles que incluam vitaminas essenciais à pele e filtro solar. Afinal, saúde e beleza andam sempre juntos

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mais jovem só com make! Parte 2

+ Jovem / + Velha
Veja como a maquiagem pode transformar você:


Luz dos olhos teus
Como os primeiros sinais de expressão costumam aparecer nas pálpebras, aposte em sombras nos tons claros e luminosos (acredite, rejuvenescem!), que dão suavidade ao olhar. Bege médio para as loiras. Rrosa, salmão ou lilás para as morenas claras ou ruivas. Marrons ou alaranjados para as morenas ou negras. Na parte superior das pálpebras, próxima às sobrancelhas, aplique uma camada sutil de sombra branca ou neon, que promove um efeito lifting. Na hora de usar o delineador, passe só uma fina camada junto à raiz dos cílios. Oo rímel também deve ter a função de levantar o de levantar o olhar. As loiras, castanhas e ruivas podem optar por máscaras marrons, mas o preto também é indicado, desde que não seja aplicado em excesso


Rosto imaculado

Depois do trio base-corretivo-pó, a aplicação correta do blush também contribui para a conquista de um visual mais jovem. Oo ideal é espalhar o produto com um pincel próprio, sempre no sentido das maçãs para as têmporas, mas sem exageros, retirando-se o excesso com um lenço de papel. Jamais aplique o blush abaixo das bochechas. Se fizer isso, vai fazer com que o rosto pareça mais magro e envelhecido

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mais Jovem só com make! Parte 1

As primeiras rugas e linhas de expressão a gente nunca esquece. Mas também não precisamos lembrar delas o dia inteiro. Uma boa maquiagem - aplicada muito sutilmente - pode proporcionar um ar iluminado e suavizar os sinais do tempo
Telma Egle Fotos: Fabio Mangabeira

Boa cobertura

Para camuflar pequenas imperfeições, comece pela escolha da base. Oo maquiador Júnior de Ccarvalho, do salão Cc.Kamura (SPp) indica as mais sequinhas, que regulam a oleosidade do rosto e controlam o brilho. No mercado, há opções que também aliam hidratação e filtro solar. Pprefira as translúcidas para o dia. As de efeito mate cobrem bem e conferem um aspecto acetinado à pele. A em spray, aplicada com pincel de cerdas desbastadas, garante um resultado suave. "Você pode usar um pincel comum. Mas cuide para que ele não absorva demais o produto e espalhe com movimentos leves e circulares por todo o rosto", ensina Júnior.

Ação curinga

A idéia de que um corretivo é capaz de apagar qualquer defeito é exagerado, mas ele tem papel fundamental para atenuar linhas de expressão, manchas e outros sinais da pele. Oopte pelas versões em líquido ou creme, que marcam menos quando há rugas expressivas. Já os mais secos, em bastão, podem até acentuar as imperfeições. Ppara não errar, escolha sempre um tom abaixo do seu natural e passe no contorno dos olhos, com leves batidinhas, em movimentos circulares, para não pesar.

Gran finale

O pó compacto é essencial para retoques. Vá de textura suave, de fácil aplicação e acabamento aveludado: fixa com naturalidade, oferece cobertura uniforme e maior durabilidade. Algumas marcas possuem pós-micronizados ou mineralizados, com partículas fininhas, próximas à textura do talco, que aderem melhor à face e garantem um resultado natural. Llembre-se de que ele deve ser sempre num tom semelhante à sua pele. Se estiver bronzeada, pode usar até dois tons acima. Teste o produto no dorso do pulso, que tem a cor mais parecida com a do rosto.


terça-feira, 2 de setembro de 2008

Abdome chapado em 4 movimentos

Iniciante, intermediário ou avançado. não importa o nível em que você esteja, é, sim, possível ficar com a barriga zerada sem se matar nos abdominais. o segredo: seguir as recomendações e executar muito bem os exercícios (Fonte: Corpo a Corpo/KARINE CÉSAR - FOTOS: FABIO MANGABEIRA)

ElA usA: MAcAcÃo BoDY For surE, Tênis oliMpiKus

Quem acha que abdominal é sinônimo de tortura, vai se surpreender com os três programas (um para cada nível) elaborados pelo professor de Educação Física Leonardo Barbosa (RS). São apenas quatro exercícios em cada um dos treinos, ou seja, você não vai passar horas se acabando nas flexões. Mas é verdade também que não existem milagres. Então, para ficar com essa região lisinha, você terá que se esforçar e realizar cada movimento de maneira corretíssima. “É bom sempre procurar o auxílio de um profissional, especialmente, as iniciantes que não estão familiarizadas com a atividade. Por isso, a seqüência para elas é voltada ao desenvolvimento da força. Em qualquer um dos três graus, em um mês, já vai ser possível sentir uma melhora no contorno abdominal”, explica o professor. E ele tem propriedade para falar sobre o assunto; afinal, em 2006, passou 40 horas consecutivas fazendo flexões abdominais (mais de 200 mil no total), em um evento no Shopping Total de Porto Alegre (RS), para entrar no Guiness Book (Livro dos Recordes). E conseguiu. Precisa dizer algo mais?


1. Reto abdominal
Deitada de costas, pernas flexionadas e mãos atrás da cabeça. Eleve o tronco, olhando para um ponto fixo durante todo o movimento, e volte à posição inicial, sem tocar os ombros no chão.
2. Infra com extensão unilateral
Costas apoiadas no solo, braços ao lado do corpo, uma perna flexionada e a outra esticada junto ao solo. Traga a perna completamente estendida em direção ao peito até chegar na linha do quadril. Desça devagar sem tocar o pé no chão. Ao término da série, alterne o lado
3.Supra com braços estendidos
Deitada, braços estendidos atrás da orelha e pernas flexionadas. Eleve o tronco e continue com os braços esticados e as pernas imóveis. Volte à posição inicial
4.Oblíquo com perna apoiada
Costas encostadas no chão, pernas flexionadas, braço esquerdo estendido perpendicular ao corpo e mão direita na nuca. Ccruze a perna esquerda sobre a direita e faça uma rotação do tronco para o lado, tentando encostar o cotovelo direito no joelho esquerdo. Ao final, realize o mesmo movimento para o outro lado

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Faça você mesma: lipoescultura com as mãos para eliminar pneuzinhos

Elimine as gorduras localizadas que tanto incomodam e comprometem a silhueta com a automassagem modeladora. Aprenda a fazê-la aqui passo a passo e esculpa curvas sinuosas já!
(Fonte: Revista Corpo a Corpo/Ed. 194)

Por Isabel Taranto e Luciana Glenda

Gordura localizada é um problema. A gente malha, faz dieta, emagrece, mas quando vai ver ela continua lá, impedindo que aquela roupa nova caia como uma luva, valorizando as formas. Para ajudar a eliminar esse mal, você pode se valer da massagem modeladora aplicada nas clínicas de estética e que também dá para ser feita em casa sem segredo e com sucesso.

Velha conhecida de quem se cuida, essa técnica, que funciona como uma verdadeira minilipo manual, volta a brilhar porque tem sido recomendada por médicos. "Os endocrinologistas a indicam para esculpir o corpo de quem perdeu muitos quilos e os cirurgiões plásticos como complemento da lipoaspiração", comemora Vanda Regina da Costa, esteticista do salão Jacques Janine (SP).

Chamado ainda de massagem redutora e emagrecedora, o método tem como finalidade esvaziar a célula adiposa. "Por meio das manobras manuais utilizadas (veja o passo-a-passo ao lado), a gordura de dentro da célula é eliminada pela corrente sangüínea, pela urina e pelas fezes", explica a esteticista Maria de Fátima Lima Pereira (SP).

Também participam desse processo cremes liporredutores, usados para facilitar o vaivém dos movimentos, com ativos tais como centelha asiática, cáscara-sagrada, cafeína, entre outros.

"Os cosméticos hiperêmicos (que esquentam a região) amolecem a gordura, facilitando seu escoamento. Já os crioterápicos (que esfriam o local) fazem com que as células adiposas se agitem para esquentar a área resfriada, ajudando assim a dissolver os lipídios", afirma Vanda Regina.
MEDIDAS REDUZIDAS
Outro benefício: a massagem estimula a contração da musculatura vascular, dando uma tonificada na área. E o amassamento diminui os espaços intracelulares, colocando cada célula no seu lugar, o que faz com que ocupem menos volume, reduzindo alguns centímetros do local trabalhado. Alerta: os movimentos vigorosos da massagem modeladora podem provocar um pouco de dor nas primeiras sessões.

"Aliada a uma alimentação balanceada e hipocalórica e à prática regular de atividade física aeróbica (de longa duração), a minilipo aplicada como automassagem proporciona a redução de até 2 cm da gordura localizada", afirma Maria de Fátima, que também é professora de educação física. Ficou animada? Então siga o passo-a-passo ao lado e aprenda a fazer uma verdadeira lipo manual em casa.
AUTOMASSAGEM MODELADORA
Faça estes movimentos de forma rápida e profunda (usando um cosmético para potencializar os produtos) pelo menos três vezes por semana, com duração de 5 a 10 minutos cada sessão:

1. Deslize as mãos com certa pressão, em movimentos alternados, em direção à virilha.
2. Pince a gordura com a ponta dos dedos e vá levando as mãos do joelho ao alto da coxa.
3. Friccione as mãos com vigor e pressão, do joelho para o culote, ativando a circulação.

4. Passe as mãos com firmeza sobre o abdômen, massageando a região no sentido horário.
5. Desloque as mãos de trás para a frente na cintura, com vigor e um pouco de força.
6. Belisque a gordura e trabalhe a cintura de trás para a frente dos dois lados.