quinta-feira, 21 de agosto de 2008

8 Motivos para você beber mais água

Ela é sinônimo de vida – não é à toa que uma das grandes preocupações do momento é a preservação desse líquido cada dia mais precioso. Economizar água é palavra de ordem da nossa era. Só não vale para um caso: hidratar seu corpo. Esta reportagem vai convencê-la a virar mais um copo já!

A Terra é conhecida como planeta água, tamanha a quantidade desse recurso natural, que ocupa cerca de 70% da sua área. O incrível é que nós também somos formadas por esse líquido na mesma proporção. “A água tem muitas funções no organismo, como manter nossa temperatura e irrigar tecidos”, diz a nutricionista paulistana Luciana Setaro, mestre em nutrição pela Universidade de São Paulo e doutoranda em ciência dos alimentos. Um tecido bem irrigado significa, na prática, pele e cabelo maravilhosos. Para ajudá-la a manter a corpo e a saúde em dia, destacamos oito motivos que fazem da água uma das suas melhores amigas. Veja nas próximas páginas e refresque-se!

1 - facilita a digestãoA água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2 - combate o inchaço sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3 - reduz infecções
Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

4 - regula a temperatura
Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5 - turbina a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6 - desintoxica e previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

7 - ajuda a emagrecerIsso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

8 - melhora a absorção dos nutrientesVale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

Não desse líquido? Experimente...

• Apelar para os refrescos (mistura de suco, água e açúcar). É melhor tomar uma limonada do que a versão concentrada de suco, que acaba roubando água do corpo para ser diluído e depois absorvido.

• Se preferir, use ervas ou mesmo pedaços de frutas para “saborizar” naturalmente sua água.

• Dê um tempo nos refrigerantes, principalmente os tipo cola, que reduzem a absorção de cálcio pelo organismo o que, no futuro, pode levar a doenças como osteoporose. Vale lembrar que o mineral fortalece dentes e ossos.

• Investir na água mineral flavorizada. Mas prefira as versões sem gás. É que o gás carbônico não tem função no aparelho digestivo. “Essa versão não é indicada para quem tem gastrite ou problemas estomacais, pois pode dar a sensação de estufamento”, fala Vivianne de Sousa Rocha, nutricionista e mestranda em Ciência dos Alimentos, pela Universidade de São Paulo (USP).

• Apostar nas águas que oferecem algo mais, as funcionais. Elas estão fazendo o maior sucesso na Europa, ainda são raras por aqui. Um exemplo entre nós é a Water Plus, disponível nos sabores uva (com fibras), maracujá (tem camomila e passiflora, calmantes naturais) e pêssego (possui zinco e ácido fólico na formulação, excelentes para o sistema imunológico).

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Olha a postura, menina!

Quando o corpo está alinhado, a gente transmite confiança, atitude e, é claro, mais sensualidade. Siga a nossa receita para ter um porte de rainha e sinta a diferença: você não vai passar despercebida

por Débora Lublinski fotos Domingues (Fonte: Boa Forma)

Você com certeza já viu olhares de admiração se voltarem a alguém que não era necessariamente maravilhosa, mas mostrava algo especial. É provável que tal garota tivesse uma boa postura. A gente não faz idéia de o quanto manter o corpo alinhado ajuda a causar uma boa impressão na hora de procurar emprego, na troca de olhares durante a paquera e até mesmo na academia (ele é essencial para executar corretamente os exercícios e ganhar músculos). Ombros curvados, barriga para a frente e cabeça fora do prumo passam a sensação de falta de confiança em si mesma. “Com o tronco estabilizado, os movimentos das pernas e dos braços ganham graça e atitude”, concorda Cristina Abrami, instrutora do Centro de Ginástica Postural Angélica, em São Paulo (SP).

O primeiro passo para ganhar ares de rainha é desligar o botão do piloto automático e começar a reparar em como você senta, anda, pára no elevador... “Na maior parte do tempo, estamos pensando no que precisamos fazer no dia seguinte ou no que fizemos ontem. Raramente, focamos no que está acontecendo neste instante. E isso significa prestar atenção no nosso corpo também”, observa Sueli Jonishi, professora de ioga do Gam Yogashala, em São Paulo. Ao adotar mudanças simples (a gente ensina!) no seu dia, você vai conseguir deixar os maus hábitos para trás. Incorpore um segredo de cada vez e descubra que uma boa postura faz verdadeiros milagres.

Para não perder a pose

segredo nº 1
Você é daquelas que passa o dia inteiro sentada diante do computador, largada na cadeira? Pois saiba que, além de antiestético, sentar-se no osso sacro (em cima do cóccix) pode causar dores na região lombar. A melhor forma de ajustar a sua postura na cadeira é colocar as mãos embaixo do bumbum e sentir os ísquios, os dois ossinhos da região. “Sentando neles, alinhamos o corpo de forma automática. Não é à toa que eles são chamados de sit bones, ossos de sentar em inglês”, explica Cristina. O ideal é que seus pés fiquem apoiados no chão formando um ângulo de 90 graus. Para completar, utilize uma toalha ou almofada para apoiar a parte baixa da coluna no encosto.

segredo nº 2
Um abdômen forte significa muito mais do que poder usar miniblusa sem medo ou encanação. Quando esses músculos estão fortalecidos, agem como se fossem um cinturão de força que sustentam toda a coluna vertebral. Por isso, esteja você de pé ou sentada, o abdômen deve ficar sempre contraído. Procure pensar que você está usando um espartilho que segura toda a musculatura transversal do abdômen (a camada que se localiza na cintura). Ou ainda compare o seu umbigo com um ralo que vira um buraco bem pequeno quando você aciona os músculos abdominais.

segredo nº 3
Barrigas salientes têm tudo a ver com má postura, você sabia? Assim como o bumbum exageradamente arrebitado ou os pneuzinhos das laterais (repare que, às vezes, a dobra de um lado da cintura pode ser maior do que a do outro graças aos quadris desalinhados). Para evitar esse quebra-cabeça, adote um exercício simples e prático: pense que o seu abdômen abriga um relógio de parede. O número 6 se localiza na pélvis (cerca de um palmo abaixo do umbigo) e o 12 no ponto entre os seios logo abaixo do sutiã. O 3 e o 9 ficam nos dois ossinhos dos quadris. A idéia é manter o relógio sempre plano. Por isso, se você contrair demais o bumbum, o 6 aponta para cima. Se arrebitá-lo, o 6 vira para baixo. Lembre-se de que esse desenho imaginário vale para quando estiver em pé, sentada e até deitada.

segredo nº 4
O tempo todo a ação da gravidade está agindo sobre nós. “Junte a ela a tensão do dia e o resultado são ombros curvados como se um peso de verdade estivesse forçando o nosso corpo para baixo”, lembra Alessandra Arkie, fisioterapeuta da academia Triathon, em São Paulo. Para vencer essa força e manter a postura reta, imagine que um balão está preso à sua cabeça, erguendo o tronco todo. A tradicional postura militar que prega barriga para dentro e peito para fora, acredite, está incorreta, já que entorta a silhueta (lembre-se do relógio). O ideal, então, é abrir os ombros, puxando as escápulas para baixo (e não para trás). Posicione-os na linha dos quadris. Tem mais: os joelhos devem estar relaxados (procure não travá-los ou descarregar o peso em uma das pernas). A planta dos pés fica bem apoiada no chão.

segredo nº 5
Quando a gente se depara com a nossa imagem em fotografias fica mais fácil enxergar a falta de alinhamento entre cabeça e o tronco. O mais comum é projetar o queixo para a frente, acentuando demais a curvatura da cervical. Inclinar o rosto para um dos lados, apesar de difícil de perceber, também colabora para estragar o visual. Com a ajuda de uma parede, você consegue corrigir esses desvios. Encoste nela e você deve sentir três pontos do seu corpo: o occipital (osso protuberante de trás da cabeça), a coluna dorsal (abaixo do pescoço) e o sacro (na lombar). Depois da posição acertada, procure aproximar um pouco o queixo do peito e manter os olhos na direção do horizonte durante o dia todo.

segredo nº 6
Enfim, a respiração! Ela é fundamental para manter uma postura de respeito. Repare que, quando estamos ansiosas, os músculos se contraem, os ombros elevam, o pescoço trava, as pernas ficam pesadas... e acabamos respirando de forma curta e rápida como se estivéssemos passando por uma situação de perigo. Aquietando a respiração, relaxamos e, conseqüentemente, alinhamos o corpo. “Se você inspira em dois tempos, por exemplo, o ideal é exalar o ar no dobro, respeitando a capacidade pulmonar de cada um”, sugere Sueli Jonishi Corradini.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Beleza Todo Dia

Quer ser bonita? Então transforme a sua rotina de beleza num ritual diário. E faça de tal forma que esses sejam momentos de prazer em que você está se cuidando, se tratando bem. Duas coisas são absolutamente básicas: a pele deve estar limpa e hidratada. Isso garante, em grande parte, o viço e o brilho e ajuda a evitar rugas, manchas e flacidez. Mas, além desses cuidados, o toque e a estimulação sensorial também devem fazer parte da sua rotina. Veja como a massagem pode entrar no seu dia-a-dia.

Rosto: Muitas vezes as rugas aparecem porque a pele está ressecada e sem vitalidade. Então, reúna em um só gesto dois carinhos fundamentais para a sua beleza: aplique seu creme de tratamento estimulando a circulação com massagens e beliscões, especialmente sobre as linhas de expressões para reativar as células das áreas onde se concentram as marcas do tempo. Os movimentos devem ser sempre suaves, circulares, de baixo para cima e para as laterais do rosto. A massagem revigora o músculo e trás vitalidade à pele. Insista na região em torno dos olhos para que se mantenham abertos, vivos!

Barriga: É onde se concentram muita da nossa energia vital. A massagem nessa região ajuda a aliviar as tensões e a trabalhar o equilíbrio energético. Além do efeito estético, da estimulação da circulação e do conforto da musculatura, quando recebemos uma massagem estamos trabalhando também a nossa auto-estima. O toque nos coloca em contato com nosso corpo e nossas sensações. Os gestos passam a integrar a nossa memória celular e ficam registrados como um novo aprendizado.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Faça Caretas!!!

O que arregalar as sobrancelhas, mandar beijinho, apertar os olhos e armar um sorriso tem a ver com a sua beleza? Muita coisa! Exercitar os músculos faciais (apenas cinco minutinhos por dia) é a maneira mais natural de prolongar a sua juventude e uma ótima pedida para fugir dos excessos de botox e preenchimentos. Faça o teste

por Débora Lublinski | fotos Caio Mello (Fonte: Boa Forma)

É lógico: se você capricha nos exercícios para manter o bumbum em alta e a barriga zerada, por que não fazer o mesmo para o seu rosto continuar firme e lisinho com o passar dos anos? A ação do tempo é inevitável, mas você não deve esperar as primeiras ruguinhas se transformarem em sulcos profundos para agir. Só que muita mulher (jovem, inclusive!) anda exagerando em alguns procedimentos dermatológicos como a toxina botulínica, os preenchimentos e até pequenas cirurgias plásticas faciais. Bem indicadas, essas técnicas dão, sim, resultados interessantes. O problema está no excesso, que deixa um visual artificial que fica literalmente na cara! Talvez por isso a ginástica facial esteja passando por um Revival, já que é uma maneira nada invasiva de prevenir o envelhecimento. “Os músculos da face fazem parte de um todo e também devem ser trabalhados para corrigir vícios de movimentação, o que acaba suavizando marcas de expressão”, defende Bia Ocougne, terapeuta corporal de São Paulo e criadora do método postural Movimentos Integrativos. A esteticista paulistana Roseli Siqueira também levanta a bandeira do quanto mais natural melhor: “Quem paralisa os músculos com a toxina botulínica pode perder o viço e o tônus da pele, porque a irrigação sanguínea fica comprometida”, acredita.

ioga facial
Lá nos Estados Unidos, a moda agora é fazer ioga para o rosto. Com exercícios bastante parecidos com os da ginástica facial, esse tipo de ioga parte do mesmo princípio: tonificar os músculos para evitar flacidez e rugas, além de ser um método alternativo às agulhas, livre de dor e barato, que você pode fazer a qualquer hora em qualquer lugar como divulgam dois livros recém-lançados por lá – The Yoga Face e The Yoga Facelift (os dois ainda não disponíveis no Brasil). Mas não é só isso: Lúcia Sandri, professora de iogaterapia hormonal, de São Paulo, aposta não só em movimentos no rosto mas também na prática tradicional da ioga. “Nas aulas, muitas posturas rejuvenescem. As invertidas, quando você fica de cabeça para baixo, leva o fluxo sanguíneo para a cabeça, oxigenando os músculos do rosto. Outras posições equilibram o sistema endócrino e os hormônios”, conta.

Seja qual for a técnica escolhida, o importante é manter a disciplina e fazer os exercícios diariamente. Ainda bem que você nem precisa colocar roupa de ginástica. Roseli Siqueira sugere fazer os nove movimentos que descrevemos a seguir. A única recomendação é manter a pele sempre hidratada para que ela esteja flexível para agüentar a sessão-careta. Divirta-se!

esta aula é firmeza!

ELIMINE O QUEIXO DUPLO


Pressione a língua no céu da boca até sentir a região do queixo um pouco rígida. Com os dedos indicador e médio dobrados, empurre a pele dessa área para o lado. Troque de mão e repita para o outro lado. Faça 20 vezes para cada lado

SUAVIZE AS RUGAS DA BOCA

Coloque o dedo na base do nariz e, com concentração, tente alargar as narinas. Para isso, você deve sentir o nariz levemente franzido e a parte de cima da boca levantada. Faça 10 vezes

LEVANTE OS CANTOS DA BOCA

Com o polegar por dentro da boca e o indicador por fora, faça uma massagem do canto da boca até o biquinho. O movimento é de pequenas torcidinhas de baixo para cima. Repita 3 vezes para cada lado

APAGUE AS RUGAS DA TESTA E DA ÁREA AO REDOR DOS OLHOS

a. Arregale as sobrancelhas, abrindo bem os olhos até que apareça a parte branca do olho acima da íris.

APAGUE AS RUGAS DA TESTA E DA ÁREA AO REDOR DOS OLHOS


b. Em seguida, aperte os olhos como se não estivesse enxergando alguma coisa. Faça 20 vezes

ABRA O OLHAR

Vire os olhos para os cantos superiores de forma alternada. Faça 10 vezes para cada lado

TIRE A MARCA DE PREOCUPAÇÃO DA TESTA

a. Pressione o dedo no ponto que fica entre as sobrancelhas, fazendo um movimento circular no sentido horário sem tirar o dedo do lugar. Dê 10 voltas

TIRE A MARCA DE PREOCUPAÇÃO DA TESTA

b. Com os dedos polegar e indicador, dê pequenos beliscões nas rugas dessa região no sentindo horizontal. Faça 10 vezes

FIRME A MAÇÃ DO ROSTO

Sorria e, com os dedos indicadores, force um pouco os cantos da boca para cima. Conte até três e solte. Faça 3 vezes

LEVANTE A EXPRESSÃO

Com os dedos indicadores e polegares das duas mãos, forme um triângulo. Posicione a base do triângulo no queixo e a ponta oposta no meio das sobrancelhas. Depois, como na foto, abra o triângulo, esticando a pele para cima. Conte até três e solte. Faça 3 vezes

AUMENTE OS LÁBIOS

a. Umedeça os lábios com a língua e friccione o superior no inferior (como se estivesse espalhando o batom) por cinco segundos.

AUMENTE OS LÁBIOS

b. Depois, vá desgrudando os lábios aos poucos, fazendo o barulho de um beijo. Repita 5 vezes


Contato

Tem alguma dúvida, reclamação, sugestão...

Escreve pra gente!

tudosobrebeleza@gmail.com

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cores de esmaltes primavera-verão 2009

A estação primavera/verão 2009 promete mostrar mulheres de unhas muito coloridas, divertidas e sensuais. Dentro desse arco-íris de nuances, uma das que mais se destaca é a azul, um vestígio do inverno que continua na próxima temporada. Ele surge em tons que passeiam pelos claros e se estendem até os mais fortes. Foi-se o tempo em que se pintava as unhas uma vez por semana, e se ostentava aquela cor até a próxima visita à manicure
Atualmente, os esmaltes têm o mesmo status da maquiagem: um pro dia-a-dia, um pra noite, um pra festa e um pra cada roupa.
Recentemente até a pequena Suri Cruise encantou o mundo com suas unhas pink.

Já sabe das coisas! Sucesso no último verão, o pink permanece na próxima temporada primavera/verão, e com novas tonalidades: desde as frias, quase lilases, até o néon. Roxos, vinhos e vermelhos continuam, remanescentes do inverno. E o azul reina, ousado. A ordem, segundo os make-up artists – e já nas prateleiras -, é uma só: cores. Fortes e várias.

Luxo para todas
A Impala chega ousando com a linha Cromo. Os tons metálicos têm seu brilho realçado pelo silicone, e a linha CromoSpecial apresenta as cores ouro e prata. Já Reinaldo Lourenço buscou o requinte das porcelanas para trazer seis cores diferentes para a coleção Risqué Passarelas: Filete (dourado), Azulejo Português (azul Royal), Bronze, Branquíssimo, Vitral (uva) e Bonequinha (amarelo).

Azul da cor do mar
Queridinho da última estação, principalmente nas passarelas, o azul permanece como um hit. As cores vão do royal (da Risqué) até o quase turquesa (Dote), passando pelos cintilantes (Impala). Segredinho: um belo tom de azul pode ser obtido usando um esmalte “furta-cor” sobre duas camadas de um preto cremoso. Experimente!

Clássico ousado
Depois de “causar” no inverno com o cobiçadíssimo Blue Satin, as cores da coleção verão/2009 da clássica marca Chanel não deixam por menos. A inspiração dos nomes vem do glamour de Hollywood: Melrose (rosa), LA Sunrise (amarelo), LA Sunset (coral) e Rodeo Drive (roxo).

Não diga que depois disso tudo você ainda pinta as unhas só uma vez por semana!

Os dourados também serão hits, combinando com a pele bronzeada da brasileira. As mulheres poderão abusar das cores e do brilho. O esmalte promete ser encarado como um acessório, como se fosse um brinco ou um anel.

Para estar sempre na moda e não correr o risco do esmalte descascar em plena luz do dia, Patrícia Porta, coordenadora do Clube da Manicure da Impala, dá dicas valiosas:

- O esmalte precisa ser aplicado em unhas bem secas. Portanto antes de esmaltá-las, limpe-as bem com soro fisiológico, para retirar qualquer resíduo de cremes. Depois, passe uma base antes do esmalte.

- Usar o mega shine é essencial, pois é um verniz de unhas que segura o brilho do esmalte e aumenta a durabilidade.

- Atenção, com alguns cremes e protetores solares que poderão alterar a cor do esmalte.